quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bauru recebe oficina sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
No dia 12/06, terça-feira, Bauru sedia o “Circuito de Oficinas” sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência em Bibliotecas, promovido pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, mantido pela Secretaria Estadual da Cultura.


A oficina acontece em outras 12 cidades do Estado e será ministrada pela especialista Renata Andrade, que apresentará conceitos de acessibilidade, inclusão de pessoas e desenho universal em bibliotecas públicas e espaços culturais, abordando perspectivas legais, éticas e estéticas.

O “Circuito de Oficinas” será realizado no auditório “Helvécio Barros”, no Centro Cultural Paulista. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site: www.aprendersempre.org.br/circuito-de-oficinas. Oitenta vagas estão disponíveis e são direcionadas aos bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia, funcionários de bibliotecas e professores de toda a região.

O objetivo da Oficina é promover a melhoria da eficiência das equipes que atuam nas bibliotecas integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB), visando o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados e a satisfação da comunidade usuária, além de propiciar a adequação do perfil das equipes existentes para atender a demandas da comunidade por novos serviços.

Outras informações pelo telefone 3235-1312. Abaixo a programação da Oficina.

Programação

9h às 10h30 – Abertura: “Quem cabe no seu Todos?”, com a reflexão sobre os conceitos de inclusão, acessibilidade e desenho universal.

10h30 às 10h45 – Intervalo

10h45 – Bibliotecas para todos: O papel da biblioteca no processo de inclusão da PcD ( Pessoa com Deficiência)

11h30 – Características de uma biblioteca inclusiva

12h15 às 13h30 – Almoço

13h30 – Workshop: Biblioteca Acessível Para Todos

Diretrizes para a plena participação da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, edifício e equipamentos, ajudas técnicas e apoio pessoal, acervo, bibliografia, material, serviços bibliotecários, boas práticas e cases de insucesso.

18h – Término da oficina

A Palestrante

Renata Andrade é bacharel em Filosofia pela PUC-Minas, qualificada em Orientação e Mobilidade para atendimento à pessoa com deficiência visual e pós-graduada em tecnologia aplicada à inclusão da PcD pela Fundação Don Carlo Gnocci de Madrid e há doze anos atua como pesquisadora e consultora em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário